n w    w w w w

baner
You are here:  
large small default
- Futuro do Karatê Imprimir E-mail
Karatê JKA
Mantendo a Tradição

Um número crescente de organizações de Karatê estabeleceram categorias de peso (kg) e sistemas pontuação nos torneios, dando um status de desporto ao Karatê. Na verdade, mais e mais, a arte do Karatê está sendo feita como um popular esporte competitivo. Algumas pessoas esperam integrá-los aos Jogos Olímpicos, assim como o Judo.

Na JKA, nos opomos a esta tendência, mas estamos preocupados com o futuro do Karatê. Acreditamos que "esportivizar" o Karatê é incompatível com o seu verdadeiro espírito; ele mantém a forma no alcance, mas descarta sua essência. O verdadeiro Karatê é uma modo de vida, e não um desporto ou competição.

O propósito de uma competição (kyogi) é ganhar. Portanto, há classificações de peso para torná-lo mais "justo", e regras com base em um sistema de pontuação para manter a contagem. O problema é que essas regras são muitas vezes arbitrariamente modificadas.

Mas não na JKA. Os nossos torneios são todos shiai ( "desafios"). A meta
não é para ganhar, mas testar a habilidade de um contra o outro, assim testando progresso e técnicas.

O Karatê JKA, em última análise, procura derrubar o adversário com um só golpe. Ou você derruba o adversário ou o adversário derruba você; não há pontos a serem adquiridas ao longo do caminho. Cada desafio tem um claro "vencedor", mas ganhar em si não é o objetivo final. O único objetivo é aplicar a sua habilidade mais fina para a sua melhor aptidão.

Este é o nosso caminho.

Então, qual é o futuro do Karatê JKA?

A mesma tradição que temos mantido durante mais de meio século. A JKA nunca mudou seus fundamentos ou regras. A inseparável trindade: kihon, kumite e kata, conduzindo ao kime - continuam essencialmente inalterados, embora constantemente aperfeiçoados. O Karatê JKA é totalmente natural, e não arbitrariamente artesanal para uso num desafio baseado em pontos.

Como o Detentor da Mais Alta Tradição do Karatê, nós vamos continuar transmitindo o poder e a completa profundidade da dimensão espiritual em que se baseia a nossa arte. Os nossos torneios devem permanecer como shiai, oportunidade na qual cada karateka testará o seu progresso. E vamos continuar com nossa missão de garantir que a verdadeira essência do Karatê-Do seja compreendida e praticada em todo o mundo.