n w    w w w w

baner
You are here:  
large small default
- Filosofia Imprimir E-mail
Karatê JKA

Forjar a Mente no Karate

Karate não é um jogo de pontos, peso ou demonstrações pomposas.

É uma arte marcial e um modo de vida que ensina o praticante como ser pacífico, mas se for inevitável o conflito, os verdadeiros ditames Karatê propõem derrubar o oponente com um só golpe.

Tal ação requer uma força, velocidade, foco e controle. Mas estes aspectos físicos são apenas parte da prática. São apenas o veículo, e não a viagem em si, ou: são apenas as ferramentas.

O verdadeiro Karatê é baseado no Bushido. No Karatê o corpo, mente e o espírito - "todo o ser" - devem ser desenvolvidos simultaneamente, de forma harmoniosa.

Através do Kihon, Kata e Kumite temos de aprender a controlar os nossos movimentos. Porém, mais importante, nós aprendermos desistir de controlá-los também.

Nós podemos executar as técnicas sem pensar sobre elas, e continuar focados sem concentrar-se em qualquer outra coisa. Na essência, o  corpo lembra-se como se movimentar e a mente e ser calma.

Esta unidade harmoniosa da mente e do corpo é intensamente poderosa.

O resultado do verdadeiro Karatê é natural, ação sem força, bem como a confiança, humildade, abertura e paz só são possíveis através da perfeita unidade da mente e do corpo. Este é o cerne do ensino Zen, a base do Bushido, e os da filosofia do Karatê JKA.

 

Veja Também:

- Dojo Kun;

- Os 20 Ensinamento de Funakoshi (Niju Kun);

- Bushido.